Diversidade étnica brasileira
Diversidade Étnica Brasileira
Trabalho de aproveitamento da disciplina de Geografia da E.E Prof° Hedy Madalena Bocchi.
Sobre a orientação do prof°: Hortolândia 06/09
Índice
Introdução........................................................................................04
Diversidade Étnica Brasileira...........................................................05
Conclusão........................................................................................07
Bibliografia.......................................................................................08
Introdução
A diversidade é a divisão de diferentes povos e raças. Nós somos uma mistura de vários povos. Indígenas, Asiáticos, Africanos, Europeus, Latino Americanos, Norte Americanos.
Diversidade Étnica Brasileira
O povo brasileiro é caracterizado pela miscigenação, ou seja, pela mistura entre grupos étnicos. A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).
A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.
O branco
No Brasil, o percentual de pessoas consideradas brancas é de aproximadamente 54%, há uma concentração maior desse grupo étnico na região Sul (83%), seguida pelo Sudeste (64%). Os brancos, em sua maioria, são descendentes de imigrantes europeus que vieram para o Brasil, como os portugueses no século XVI e mais tarde, por volta do século XIX, italianos, alemães, eslavos, espanhóis, holandeses, entre outras nacionalidades de menor expressão.
O Negro
Os