Caesalpinia echinata Lam.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PAU BRASIL (Caesalpinia echinata Lam.)
Revisão Bibliográfica apresentada ao Curso de Engenharia Agronômica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, como parte das exigências da disciplina de Forragicultura e Pastagem do solo, ministrada pelo Prof. Rafael Henrique Reis.
SUMÁRIO
1 PAU BRASIL
A Caesalpinia echinata Lam. é uma espécie da família da Fabacea, ocorre na Mata Atlântica, C. echinata é dura e pesada, com boa trabalhabilidade e acabamento, podendo ser utilizada para uma gama de aplicações, incluindo fabricação de corantes, construções e pisos (CARVALHO, 1994). Sendo muito utilizado também em instrumentos musicais como arcos de violinos.
Considerado uma madeira de alta qualidade, o pau-brasil foi intensamente explorado pelos portugueses que obtinham a brasileína, substância avermelhada usada para tingir tecidos, nos primeiros anos do século XVI, período em que era abundante, sendo utilizada para construção de navios, assim como na construção civil e na fabricação de móveis e artesanato (BUENO; LIMA, 2002).
As características gerais são que atinge de 8 a 12 metros, com diâmetro médio de 40 a 70 cm, floresce de setembro a outubro, para produção de mudas deve se colher os frutos diretamente da planta, e esperar as sementes saírem espontaneamente e deixa-las secar ao sol, a taxa de germinação se aproxima de 60%, 1 kg de sementes pode conter 3600 sementes.
Seu reino é o plantae, divisão Magnoliophyta, classe Magnoliopsida, ordem Fabales, família Fabacea, sub-família Caesalpinioidae, gênero Caesalpinia, espécie Caesalpinia echinata Lam.
Em seu trabalho França, 2012 estudou as propriedades de Caesalpinia echinata Lam. proveniente de reflorestamento com idade de 30 anos, as propriedades dessa madeira a classificaram como de alta densidade segundo a ABNT, 1997.
Os resultados de propriedades