william
R: Para a botânica é a categoria de maior importância. Quando está interessado em classificar um material botânico procura-se conhecer a sua família. O nome da família é constituído pelo radical do nome do gênero de maior representatividade (em números ou popularidade) de espécies da família a que pertence, acrescido da terminação aceae (no português: áceas).
Exemplo: gênero representativo Brassica mais o sufixo "-aceae", logo a família será Brassicaceae.
Algumas famílias têm a terminação consagrada pelo uso. O quadro abaixo mostra a forma antiga e a forma de acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica, repare na terminação aceae.
2) Com o intuito exclusivamente de treinamento e fixação das regras estudadas, crie uma nova Ordem de plantas (fictícia). A partir dela crie também uma família, subfamília, gênero e espécie, observando sempre as regras de nomenclatura botânica estudadas.
Ordem:Nicales
Família:Nicaceae
Subfamília:Nicoideae
Gênero:Nica
Espécie: Nica alba V.
3) Em 1753, Linnaeus propôs novas regras para denominar animais e plantas. Sobre essas regras, julgue as afirmações, usando (C) para certo e (E) para errado. Procure justificar as falsas. ( ) A denominação é uninominal para gênero e binominal para espécie.
( ) O conjunto de organismos, possuindo caracteres idênticos ou pouco diferentes e reproduzindo exclusivamente entre si, servirá para definir a categoria taxonômica denominada gênero.
( ) Em trabalhos publicados, todo nome científico deve ser grifado, ou escrito com tipo itálico ou com tipo negrito
4) Com relação ao nome científico da leguminosae Zygia claviflora (Benth.) Barneby & J.W.Grimes e as regras de nomenclatura biológica, é INCORRETO afirmar que:
A) O nome da espécie deve ser destacado em itálico ou sublinhado.
B) A espécie pode ser referida apenas pelo termo claviflora.
C) Zygia é nome