Caderno de ética
DEPARTAMENTO de mecânica
Curso de engenharia MECÂNICA
Tm170 – exercício profissional do engenheiro mecânico
REsumo dos cadernos de ética do crea - pr
resumo dos 8 cadernos
LUCAS SCHLOSSMACHER – GRR20093732
REsumo dos cadernos de ética do crea - pr
Resumo apresentado como requisito parcial à aprovação junto à disciplina TM170 – EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO MECÂNICO, do Curso de Engenharia Mecânica, ministrado pelo Departamento de Mecânica, da UFPR.
CURITIBA mARÇO - 2013
CADERNO 1
ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL
Devemos entender inicialmente que tudo que o homem faz, ele faz para si mesmo, como citado neste caderno o art. 1° da Lei 5.194/66, que diz o seguinte:
Art. 1º - As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos seguintes empreendimentos: a) aproveitamento e utilização de recursos naturais;
b) meios de locomoção e comunicações;
c) edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos;
d) instalações e meios de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestres; e) desenvolvimento industrial e agropecuário. Esta é a visão antropocêntrica consolidada pelo Iluminismo, onde “ A razão de ser do homem é o próprio homem”. Todos os homens tem certos atributos e qualidades comuns, estes citados a seguir:
- Qualidades: é um ser vivo; é atuante; é capaz de produzir e reproduzir mudanças em si e no ambiente onde vie.
- Atributos: tem liberdade de ação; possui igualdade de características com os demais indivíduos. O agir e capacidade do homem de ação, para modificar a parte do mundo que ele pode atingir, visando neste ponto surgiram a teoria da ação. Que visa definir: o que faz uma pessoa tomar um determinada direção, ou o que leva uma pessoa a ter