Ética em Recursos Humanos
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA FORMAÇÃO
DE RECURSOS HUMANOS
Raimundo de Moraes1.
RESUMO
O presente texto faz uma reflexão sobre a necessidade do estudo da ética na formação de recursos humanos, visto que a falta dela na sociedade pós-moderna é um dos grandes entraves para que as relações profissionais e pessoais fluam dentro de uma perspectiva “civilizada” e aceitável.
PALAVRAS-CHAVE: bem, mal, ethos, consciência, diferença, coletivo e egoísmo.
1. Ética - uma tentativa de definição
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando ou julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
1.
Filósofo, Mestre e Doutorando em Filosofia, Professor da Faculdade Anhangüera.
1
Ano I - Número 01 - jan/dez/2003
Caderno de Administração
Unigoiás-Anhanguera
Raimundo de Moraes
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com outros, relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
O estudo de ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da Filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo.
A ética não é algo superposto à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. Idéia sobre o bem e o mal, o certo e o