Caderno 02 Ka
Experimento 2: Movimento Circular Uniforme
Objetivo:
Analisar o movimento circular uniforme através de vídeo pela análise com software Logger Pro e relacioná-lo com o movimento harmônico simples (MHS). E determinar grandezas físicas como velocidade angular e amplitude.
Material:
Aparelho rotativo, fonte CC, câmera para filmagem do movimento, computador, software Logger Pro.
Procedimentos:
Fazer o vídeo do experimento com uma câmera ou computador. Esperar alguns segundos para começar a gravar o vídeo, até a bolinha obter velocidade constante. (circulo). Analisar o video no Logger Pro para determinar os valores e grandezas.
Resultados do Experimento:
1) A partir da equação do movimento do corpo - x(t) - é possível afirmar que este movimento é um MHS? A partir de qual “ponto” um corpo em MCU realiza seu movimento oscilatório? Fundamente sua resposta com todas as explicações necessárias.
Sim, no ponto que ele adquire velocidade constante se tornando um movimento circular uniforme (MCU) e ao mesmo tempo um movimento harmônico simples (MHS) considerando sua projeção no eixo x.
Analisamos no Logger Pro e obtivemos as seguintes equações de resultado:
(período)
(frequência)
(velocidade angular)
Conclusão:
Por meio de um aparelho rotativo pôde-se obter a velocidade de rotação e período do objeto.
O movimento em MCU trata-se também de um movimento em MHS. Esse movimento é considerado um movimento harmônico simples pela sua projeção no eixo x. Através do gráfico do software Logger Pro obtemos dados como velocidade angular, representada pela letra B da equação: . E posteriormente concluímos pelos resultados mostrados no gráfico e por dedução de fórmulas que temos os seguintes dados:
Período = 0,329s / frequência = 3,03Hz / velocidade linear = 2,24m/s / velocidade angular = 19,09rad/s.
Nome: Raimar Lunardi - 141151047