Cadeia logística
Podemos fazer uma análise sobre o jogo que nos foi apresentado, e colocado como desafio, desenvolvido pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), utilizando os conceitos e teorias de cadeia logística. Nesse desafio o grupo de trabalho precisou entender e estudar diversas variáveis, envolvendo fornecedores, clientes, produto, produção, transporte, armazenagem e distribuição, para elaborar um planejamento e uma estratégia, que possibilitasse vencer cada desafio.
Armazém (Fábrica)
Centro de Distribuição
Varejo
Consumidor Final
Transporte
Distribuição
Entre cada etapa da cadeia, observamos e analisamos variáveis de custos, tempo, preço, disponibilidade de produto, demanda e resultado. As variáveis de maior impacto no jogo (transporte, armazenagem e gestão de estoques) foram as que o grupo teve o primeiro foco e planejamento, o que possibilitou a decisão de criar um ritmo, e seguir cada rodada enxergando a tendência de resultado necessário para vencer cada meta que foi colocada como desafio.
O impacto da perda de vendas chamou a atenção do grupo para a gestão de estoques, e estudo da demanda por ponto varejista (A, B e C). O jogo retrata de forma bastante dinâmica o que acontece em diversas empresas na realidade, onde a necessidade de disponibilizar o produto está diretamente ligada à manutenção e crescimento de market share e garantia do resultado esperado.
Os custos de transporte e armazenagem foram outras duas variáveis que o grupo analisou para a garantia do resultado positivo, e como na maioria das empresas, mostraram ter impacto (maior no transporte) bastante significativo no resultado. A variável tempo estava diretamente ligada à disponibilidade de produtos e custos de armazenagem. O grupo precisou das informações corretas, para possibilitar uma análise satisfatória, sobre o tempo necessário entre a passagem de cada elemento da cadeia.
Nesse ponto, conhecer as regras do jogo, sua lógica de funcionamento, ou seja, ter a