Cadeia de União
TEMA: “A CADEIA DE UNIÃO”
Introdução
Espero apresentar com esse tema o enriquecimento dos que conhecem a “Cadeia de União” apenas como um ato litúrgico de transmissão da “Palavra Semestral”. Na realidade ela se constitui numa cerimonia totalmente ligada à filosofia maçônica porque esta embutida numa serie de conceitos que se integram ao alicerce da nossa ordem.
A Cadeia de União é formada no centro do Templo, composta de elos humanos exatamente iguais, representando os espíritos maçônicos unidos pela solidariedade de ideias e pela comunhão de sentimentos e aspirações.
Não existe na corrente um elo maior que o outro, todos são iguais na instituição fraternal, não há hierarquia nem superioridade, todos são iguais nos direitos e deveres.
Objeto do trabalho
A Cadeia de União no seu mais profundo sentido significa simbolicamente a forte união com que se ligam nossas obras e todos os conhecimentos adquiridos através de nossa Sublime Ordem. Pelo fato de ela ser formada por homens livres e de bons costumes, ela também nos remete ao conceito da Fraternidade que deve existir entre Irmãos, e que ela, a Fraternidade, pela união dos Irmãos, deve sempre ser preservada e mantida. E como é uma Cadeia formada por Maçons, que tem o mesmo proposito, nela, qualquer ideia, pensamentos ou palavras, podem ser concatenadas, e desse modo, transitar entre os irmãos, com uma força tal, que somente com o tempo, e com muita introspecção meditativa, poderemos avaliar seu poder espiritual e mental.
O poder dessa Mente Coletiva, juntamente com todas as outras Cadeias de União formadas em todo o mundo podem então ser concatenadas mentalmente, surgindo-se uma Grande Cadeia Universal de União de todos os maçons esparsos pelo mundo, tornando ainda mais forte a Grande Mente Coletiva Universal. Eis mais um grande segredo da maçonaria, o Poder da Mente.
A Cadeia de União, nos Ritos mais praticados no Brasil, é formada exclusivamente para a transmissão da Palavra