Psicologia Unidade IV
Para o teórico as pessoas agem de acordo com o que pensam ser bom ou não falando de recompensa, ou seja, o que é oferecido pode ser visto como gratificante ou não. Se acha que o que está sendo proposto lhe motiva ele continua se esforçando para um bom desempenho, pois, é desta forma que as pessoas acreditam estar em busca dos seus objetivos pessoais.
A Teoria da Expectativa busca juntar os objetivos da motivação com as necessidades individuais de cada trabalhador, já quando falamos da Teoria da Equidade, falamos que a questão da motivação, desempenho e satisfação estão totalmente ligadas a influencia pela recompensa. Fazendo com as pessoas esqueçam a necessidade do esforço e pensem só no que será oferecido.
Fala-se muito nesta teoria o fato das pessoas compararem a sua remuneração, o reconhecimento, bônus entre outros aspectos com o de outros colaboradores, as pessoas tentam se igualar as outras e acabam recebendo de forma negativa o fato de existem as diferenças. Existe muito essa comparação, foi o que podemos notar também na pesquisa divulgada na revista Nature, tanto as pessoas quanto os animais não aceitam ganhar diferente por achar que são iguais, que fazem as mesmas coisas, que exercem a mesma função e acabam esquecendo da diferença que existe quando se fala de competência, conhecimento e dedicação, para um trabalhador isso é analisado diariamente e para um animal seja ele qual for também existe essa comparação entre eles, ou seja, hoje o macaco vai ganhar mais porque se comportou melhor que o outro, ou esse mês o Sr. X estará recebendo um bônus porque se destacou de diversos maneiras, não chegou atrasado, aumentou sua produção porém não interviu na qualidade do que foi produzido.