Cadeia alimentar terrestre e aquática
Tudo começou por volta do século XVII,no ano de 1635,quando o capitão Baltazar de Abreu Cardoso ao subir o penhasco(grande pedra)para versuas plantações,uma vez que era proprietário de toda área do entorno do atual santuário.De repente foi atacado por uma enorme serpente,vendo que seria incapaz de se defender,pediu socorroà nossa senhora de Fátima;nesse momento apareceu um lagarto inimigo de serpentes e travou uma grande luta dando tempo do capitão fugir.Ao se refazer do susto ele entendeu que seu pedido foi atendido pela santa,e resolveu construir uma pequena capela para nossa senhora de Fátima em agradecimento pela graça alcançada,colocou uma imagem da santa e passou a subir sempre para agradecer,e com ele subiam parentes,amigos ,vizinhos e curiosos,que a distância viam a pequena capela e passaram a subir a grande pedra(significado da palavra PENHA).
De tanto as pessoas falarem “vamos à penha visitar nossa senhora”,passaram a dizer “vamos visitar nossa senhora da penha” nome pelo qual ficou conhecida.
Mais tarde,no ano de 1870 a capela foi demolida;em seu lugar foi construída uma igreja,com uma torre e um sino,por volta do ano de 1900 a igreja foi ampliada ,e ganhou duas novas torres e sinos.
No ano de 1817, a Sra. Maria Barbosa,confiou ,pediu e prometeu que se tivesse um filho,mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos.
No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filho,e no ano de 1819 a escadaria já estava pronta com 382 degraus.
Recentemente varias obras foram feitas para melhora do patrimônio e acesso dos devotos de nossa senhora (já sendo chamada de NOSSA SENHORA da PENHA).No pátio foram construídos novos banheiros e uma concha acústica par eventos;O novo bondinho foi inaugurado em 2003 para transportar os fiéis.em breve será construído um abrigo para os fiéis peregrinos por se tratar de um marco histórico;um restaurante e uma praça de alimentação