Cad cam
Um designer industrial para contribuir de forma positiva para o mundo do design, deve ser portador de diversas competências.
Ser designer obriga a execução de diversas tarefas com a finalidade de contribuir para a resolução de problemas. Essas capacidades vão sendo adquiridas ao longo da vida académica e no desenvolver da carreira. Para cumprir da melhor forma esse objectivo o designer deve ter a capacidade de Pesquisar, analisar informação recolhida para assim gerar novas ideias de produtos, criativas e funcionais, pondo em prática o vasto conhecimento de software, podendo este ser de modelação 3D, renderização, gráfico, maquinação, etc.
Um designer deve ter habilidade para conceber e gerir projectos e trabalhar em equipa com outros profissionais, designers ou não. Pois a maioria dos projectos em que um designer está envolvido precisam da interação com outros profissionais, como engenheiros, e para interagir de modo construtivo é necessário mostrar o seu conhecimento vasto em diversas áreas para uma fácil compreensão de todas as partes envolvidas nos projectos para garantir uma fácil e rápida comunicação entre a equipa de trabalho.
Para ser um bom profissional na área é necessário demosntrar uma visão alagada em técnicas de prototipagem e fabrico computorizado. Dominando assim a programação em máquinas de ferramentas de comandos, a relação entre CAD e CAM e o fabrico assistido por computador, tendo assim conhecimento para realizar a maquinação de um objecto.
Nós designers industriais temos a obrigação de saber um pouco de tudo para podermos trabalhar em qualquer tipo de projecto.
O papel do designer industrial poderia ser facilitado se cada um