Cacti
E teoricamente o Cacti já estaria instalado, entretanto se fizermos isto, instalaremos a versão 0.8.6c e no site oficial do desenvolvedor o Cacti já está na versão 0.8.6f. Então procederemos em parte com apt-get, em parte com o download manual do programa. Dizemos em parte porque utilizaremos o apt-get para instalar todas as dependências requeridas pelo Cacti e o download manual apenas para o Cacti.
Uma dica interessante é fazer o seguinte: "apt-get install cacti" e deixar ele instalar tudo, logo em seguida você excluí apenas o Cacti com o seguinte comando:
# dpkg -r cacti
(dessa maneira, todas as dependências para o Cacti foram instaladas).
A outra forma é baixar os pacotes .deb (esta forma dá mais trabalho) um a um, colocá-los num determinado diretório e depois executar:
# dpkg -iGE *
(se ocorrerem alguns erros de dependência, pode acontecer de um determinado pacote que depende de outro esteja sendo instalado antes dele, para corrigir isso, proceda a instalação individual do pacote dpkg -iGE nomedopacote.deb).
A minha dica é que você siga a primeira opção, ou seja, utilizar o apt-get para suprir os requerimentos do Cacti.
** Se estiver atrás de um proxy, digite:
$ export http_proxy="http://nomedousuario:senha@ipdoservidorproxy:portadoproxy"
$ export ftp_proxy="http://nomedousuario:senha@ipdoservidorproxy:portadoproxy"
Obtendo e instalando o Cacti
Faça o download do Cacti em: http://www.cacti.net/downloads/cacti-0.8.6f.tar.gz Para verificar se existe uma nova atualização, olhe em: http://www.cacti.net/downloads/ Após o término do download, execute o comando:
# tar -zxvf cacti-0.8.6f.tar.gz
Será criado um diretório com o nome cacti-0.8.6f, mova este diretório para o diretório padrão do webserver (Apache) com o comando:
# mv cacti-0.8.6f /var/www/cacti
Configurando o Cacti
Após os passos 1 e 2, todas as dependências foram satisfeitas e o Cacti instalado, agora precisamos