Cacau show
1.1 Histórico da organização
Fundada em 1988, a Cacau Show se tornou, em apenas 20 anos, a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, são mais de 550 lojas franqueadas nos principais shoppings, avenidas e ruas comerciais de todo o Brasil. Com um faturamento de R$ 165 milhões em 2008, três fábricas – em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP) e Curitiba (PR) – e uma produção de mais de 7 mil toneladas de chocolates ao ano, a Cacau Show está em constante inovação, e hoje é uma especialista em trufas, com mais de 25 sabores. O espírito empreendedor de Alexandre Tadeu da Costa, presidente da empresa, tornou a marca referência no mercado nacional.
A Cacau Show nasceu quando o fundador, Alexandre Tadeu da Costa, começou a revender chocolates de uma pequena fábrica. Na primeira Páscoa, em 1988, ele vendeu, além de outros produtos, 2000 ovos de 50g. Porém, quando chegou à fábrica, foi informado de que não havia possibilidade de produzir ovos dessa gramatura. Frente a isso, preocupado em honrar a encomenda procurou alguém que estivesse acostumado a fabricar chocolates em casa. Essa operação gerou um lucro líquido de aproximadamente US$ 500,00. Com esse capital iniciou suas atividades e durante toda a história da empresa, em nenhum momento, houve alguma entrada de capital externo e até a presente data a empresa se mantém com capital fechado.
Os grandes fabricantes estabelecidos no mercado tinham foco na fabricação de chocolates em barra (Nestlé e Garoto). Ciente de que não poderia competir em termos de custos, qualidade e distribuição, a estratégia de negócio da empresa Cacau Show foi de trabalhar especificamente com chocolates recheados.
Como principais oportunidades no início de negócio, foi identificado um promissor mercado ainda inexplorado de chocolates artesanais, abertura de mercado/entrada de novas tecnologias e crescimento demográfico (aumento da expectativa de vida) e ainda a possibilidade de otimização das vendas em datas