Cabos Transoceânicos
RA: B91118-2
Turma: AD2Q48
Sala: x xxx
Disciplina: Tecnologia da Informação
Professor: Fernando Mauro
CABOS TRANSOCEÂNICOS
Atividade complementar entregue como requisito parcial para composição da nota NP1 da disciplina Tecnologia da Informação.
São José dos Campos – SP
2015
Introdução
Cabos transoceânicos são um meio de transmissão de eletricidade, voz, dados ou outro sinal utilizando um cabo que foi construído para ser instalado sob ou sobre o oceano.
Os Cabos Submarinos podem ser de três tipos, sendo eles: metálico, coaxial ou óptico, sendo que este último é o mais utilizado.
O que são os Cabos Submarinos
Cabos transoceânicos são cabos telefônicos especiais, que recebem uma proteção mecânica, própria para instalação sob a água, por exemplo, em rios, baías e oceanos.
Geralmente são feitos com o interior de aço e de um isolamento e proteção especial. Estes tipos de cabos telefônicos são utilizados principalmente em redes internacionais de telecomunicações (como internet, telefonia, entre outros) que interligam países e continentes.
O primeiro cabo submarino documentado foi um cabo telegráfico lançado em 1851 no Canal Inglês de Dover.
Em 1858 foi lançado o primeiro cabo submarino metálico transatlântico interligando a América do Norte e a Inglaterra. O sistema era lento com uma largura de banda capaz de transportar apenas duas palavras por minuto.
O primeiro cabo submarino transatlântico lançado com sucesso só correu em 1866.
O número de cabos submarinos metálicos continuaram crescendo, mas ainda se limitavam à transmissão de mensagens telegráficas.
Em 1956 surgiu o cabo submarino coaxial, que permitiu a comunicação de várias pessoas ao mesmo tempo.
No início dos anos 70, foi desenvolvido o cabo óptico e também sua aplicação na comunicação submarina, este meio de transmissão tornou-se a melhor opção.
O primeiro sistema óptico, precursor dos sistemas de cabos submarinos atuais, foi implantado nas Ilhas Canárias