cabo verde
Cabo Verde é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. Iniciaram a imigração para Portugal no séc. XVI/XVII
Os trabalhadores cabo-verdianos inseriram-se nos sectores: construção civil e obras públicas de forma maioritária concentraram-se na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Os grupos restantes foram se instalar noutras áreas geográficas. O Algarve, região que se começa a desenvolver turisticamente, a inserção laboral ocorreu igualmente no sector da construção civil e obras públicas.
O governo e as empresas portuguesas começaram a incentivar a imigração de trabalhadores cabo-verdianos para algumas fábricas da margem sul do Tejo e para o sector mineiro, por causa da emigração.
Os homens trabalham mais no sector da construção civil e obras públicas; as mulheres no sector das limpezas industriais e/ou domésticas.
Em termos de dispersão espacial, a sua implantação geográfica, particularmente na Área Metropolitana de Lisboa revela, ainda hoje, uma elevada concentração nos distritos de Sintra e Amadora.
Algarve como segunda região de fixação.
Com dimensões mais reduzidas surgem sítios como o Porto, Braga, o litoral alentejano ou Coimbra.
Numa dada altura o governo e as autarquias financiaram, com dinheiros em parte vindos da União Europeia (UE), a construção de “bairros sociais”, onde actualmente vivem a maior parte das famílias de imigrantes cabo-verdianos.
Muitas dessas famílias viviam anteriormente em “bairros de lata” sobretudo nos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras e Setúbal.
Os cabo-verdianos eram, em 2009, a terceira comunidade estrangeira com maior representatividade em Portugal.
Números de residentes em Portugal são de 42.011 em 2013.
Considerando Cabo Verde como um país em formação (país em desenvolvimento), sem grandes indústrias, com escassos recursos naturais e bastante dependente das ajudas internacionais é fácil de entender a