Cabo Opgw
A imunidade da fibra a campos eletromagnéticos possibilita integrá-la ao núcleo da rede de energia, assegurando assim aos usuários o controle sobre suas ligações vitais na malha de comunicações.
Além disso, a capacidade da fibra óptica de transmissão de voz, dados e imagem a altas taxas facilitam a viabilização não somente dos meios convencionais de telecomunicações como também telecontrole, telepesquisa e soluções de automação. As aplicações de cabos ópticos aéreos estão se tornando cada vez mais atraentes para sistemas utilitários distribuidores de energia que visam desenvolver redes de comunicações em sua infra estrutura de linhas de energia já existentes. Os cabos OPGW (Optical Ground Wire) se prestam a uma função elétrica primária: eles são pára-raio (protegem a rede de descargas atmosféricas), e são proteção contra curto-circuito. Suas partes metálicas são capazes de suportar correntes extremamente altas. A construção das diversas versões destes cabos visam principalmente evitar riscos de eventos repentinos que possam levar à interrupção de proteção da rede de alta tensão em operação, seu reparo, tempo de queda de energia e consequentemente perda de receitas.
2. Aplicação
Cabo OPGW é usado principalmente em 500KV, 220KV e 110kV linhas, limitado por corte de energia, segurança e outros elementos, usado principalmente em novas linhas. Suas aplicações são: alta pressão sobre 110kV, com uma extensão mais longa (geralmente mais de 250M).
De fácil manutenção, fácil para a extensão de linha, sua propriedade mecânica pode cumprir um período de grande linha.
OPGW exterior é couraça de metal, sem influência de alta pressão electro - corrosão e degradação.
Para construir OPGW deve cortar a energia, resultando em maior perda, assim OPGW deve ser utilizado na construção de linha de alta pressão sobre 110kV.
Para OPGW índice de desempenho, o circuito mais