Criptografia via método RSA
Monografia – Criptografia via método RSA
Introdução à criptografia RSA
Encaminhar uma mensagem de forma segura é uma preocupação que remonta aos primeiros estrategistas que se têm notícia, na Grécia Antiga.
Houve época em que soldados tinham mensagens escritas em seu couro cabeludo como estratégia para transpassar uma informação pelas linhas inimigas, bastando chegar ao seu destino e ter sua cabeça raspada.
Na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha dispunha de um intrincado sistema de informações criptografadas. A base de todo esse sistema era uma máquina eletro-mecânica conhecida como enigma, semelhante à apresentada na figura, capaz de gerar mensagens criptografadas com enorme facilidade.
A preocupação com a guarda das informações é à base da criptografia, essencial para o tráfego de informações, especialmente nos dias atuais.
O algoritmo RSA
O princípio do algoritmo é construir chaves públicas e privadas utilizando números primos. Uma chave é uma informação restrita que controla toda a operação dos algoritmos de criptografia. No processo de codificação uma chave é quem dita a transformação do texto puro (original) em um texto criptografado. Chave Privada
É uma informação pessoal que permanece em posse da pessoa - não publicável. Chave Pública
Informação associada a uma pessoa que é distribuída a todos.
Imagine a situação hipotética: Um casal de namorados precisa trocar mensagens às escondidas, pois as famílias são contra esse namoro.
1. Julieta cria uma chave pública e uma chave privada e envia a chave pública para todos, inclusive para Romeu.
2. Romeu faz o mesmo. Além disso, Romeu escreve uma mensagem para Julieta e usa a chave pública de Julieta para encriptografar a mensagem.
3. Como só a Julieta tem a chave privada, só ela pode desencriptografar a mensagem. Julieta responde a Romeu e usa a chave pública dele para criptografar a mensagem.
O procedimento é realizado com sucesso