CABO COAXIAL
Atividade de Cabeamento
FIBRA ÓPTICA
Antonio Wederson de Oliveira Paz
Prof: Pátricia Freitas Campos Vasconcelos
A fibra óptica é um fio de vidro transparente e muito fino, tendo diâmetro aproximadamente de 0,5mm, semelhante a um fio de cabelo. Ele possui estrutura cilíndrica e é dividido em duas partes: núcleo e casca, onde o núcleo é a região central e a casca é a região que envolve o núcleo.
O índice de refração do vidro é tal que um raio que penetra por uma extremidade caminha pelo núcleo da fibra sofrendo reflexões totais em suas paredes, até chegar à outra extremidade.
Estrutura básica do cabo
Núcleo
O núcleo, (ou “Core”) é onde realmente ocorre a transmissão dos pulsos de luz.
Casca ou Camada de refração
A camada de refração (ou “Cadding”) cobre o núcleo e é responsável pela propagação de todos os feixes de luz, evitando que existam perdas no decorrer dos trajetos.
Revestimento interno
O revestimento (ou “Coating”) tem função de proteção primária, isolando os impactos externos e evitando que a luz natural (externa) atinja as fibras de vidro internas, o que poderia resultar em interferências no sinal transmitido.
Fibra de fortalecimento
Têm a função de proteger a fibra de quebras que podem acontecer em situações de torção do cabo, impactos no transporte além de permitir o puxamento do cabo durante o processo de instalação.
Proteção plástica
Essa camada de proteção é composta por uma camada plástica e é responsável pela proteção externa evitando o desgaste natural por exposição ao ambiente.
Tipos de fibra:
Basicamente existe dois tipos de fibras que são largamente empregadas em redes de telecomunicações que são as do tipo Multimodo e as do tipo Monomodo.
Fibras Multimodo:
As fibras do tipo multímodo normalmente possuem o diâmetro do núcleo maior do que as fibras do tipo monomodo. Assim, o núcleo permite que a luz tenha vários modos de propagação, percorrendo o