Cabeamento
Exercício de Cabeamento 1. Quais são os subsistemas de cabeamento estruturado?
Cabeamento Horizontal;
Cabeamento de Backbone;
Área de trabalho;
Sala de de Telecomunicações;
Sala de Equipamentos; e Infraestrutura de Entrada. 2. Explique a importância de cada subsistema; 3. Qual a função do subsistema: cabeamento horizontal? Explique.
Prover conexão do distribuidor de piso (FD) de uma sala de telecomunicações (TR) às tomadas de telecomunicações (TO) da área de trabalho do mesmo pavimento. 4. Onde os cabos são usualmente instalados no cabeamento horizontal?
Os cabos são usualmente instalados em:
Dutos e canaletas embutidas no piso (piso falso);
Dutos e canaletas aparentes nas paredes; e em Calhas ou bandejas suspensas no teto ( teto falso). 5. Explique a função do distribuidor de piso FD.
Componente responsável pela conexão do cabeamento do backbone, como os equipamentos de telecomunicações e com o cabeamento para as T Os na área de trabalho.
6. Complete e explique com medidas máximas:
A+B+D=10m ( máximo)
A+B+C+D=100m ( máximo) 7. Explique cabeamento por zona aplicados e suas características: a. Tomadas MUTO (MUTOA)
Indicado em instalações onde o layout muda com frequência, a Tomada de Telecomunicações Multiusuário (MUTO ou MUTOA) , consiste de um ponto intermediário de distribuição do cabeamento horizontal entre o FD a a TO.
É basicamente uma caixa com vários conectores RJ45 localizada próxima à área de trabalho, onde os Pcs dos usuários são conectados a ele via patch cords. b. Pontos de consolidação
Usado em instalações onde o layout não muda com frequência, o Ponto de Consolidação (CP), é um elemento do cabeamento horizontal instalado entre o FD e as Tos da área de trabalho. Ele facilita o processo de distribuição do cabeamento na área de trabalho, como permite a troca de mídias de transmissão (Ponto de Transição TP).
8. Explique como fica o comprimento dos cabos utilizando tomadas