Cabeamento estruturado
Sistema que compõe a infra-estrutura física de telecomunicações de um difício ou campus, Composto por cabos, dispositivos de conexão e respectivos Acessórios (passivo), Interliga os terminais de telecomunicações (micros, telefones, sensores, TV, câmeras, atuadores, etc) às respectivas centrais (servidores, switches, PABX, centrais de alarme, controladoras, etc).
Mudanças de Layout
A maior parte das empresas passam frequentemente por mudanças de layout durante o decorrer do tempo. Pesquisas do exterior demonstram que cerca de 25% dos funcionários sofrem mudanças de local dentro das empresas no prazo de 1 ano. O Sistema de Cabeamento Estruturado possibilita que esta mudança ocorra de maneira bastante flexível visto que a tomada modular de oito posições (RJ-45) não é proprietária. Assim como podemos ligar um microcomputador, uma televisão ou um forno de microondas em uma tomada elétrica, podemos ligar um telefone ou monitor de CFTV (Circuito Fechado de TV) em um ponto do Sistema de Cabeamento Estruturado.
Projeto
Neste projeto seguiremos as normas estabelecidas conforme abaixo:
NBR 14565 - Procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de Telecomunicações para rede interna estruturada.
Esta Norma estabelece os critérios mínimos para elaboração de projetos de rede interna estruturada de telecomunicações, em edificações de uso comercial, independente do seu porte.
Esta Norma se aplica a edifícios e a conjuntos de edifícios situados dentro de um mesmo terreno em que se deseja a implantação de uma rede interna estruturada.
TIA 942 - Telecommunications Infrastructure Standard for Data Centers
O padrão TIA 942 fornece os requisitos e configurações para que um ambiente de Data Center possa suportar as tecnologias existentes e novos avanços tecnológicos em processamento de dados , comunicações e armazenamento. O objetivo é garantir a disponibilidade da informação nas operações criticas de uma empresa. Tanto um Data