Lalala
CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – CESET
DIVISÃO TECNOLÓGICA DE SANEAMENTO – DTS
BIOLOGIA APLICADA II - ST 207
Roteiro de aula prática
Determinação de coliformes totais PELO TESTE CROMOGÊNICO - COLILERT
1. INTRODUÇÃO
O sistema reagente do teste apresenta uma formulação específica que otimiza o desenvolvimento rápido dos microrganismos. Esta formulação é específica para o desenvolvimento de coliformes e da bactéria E coli em águas doce e tratada. Os microrganismos têm afinidade por determinados nutrientes correspondentes ao seu metabolismo e utilizam estes nutrientes como fonte de carbono. Os nutrientes indicadores específicos de Colilert são: - ONPG: orto-nitrofenol-(-galactopiranoside - MUG: 4-metil-umbeliferil-(-d-glucurônico As bactérias coliformes possuem a enzima (-galactosidade, à medida que estas se reproduzem no Colilert, utilizam a enzima para metabolizar o ONPG, alterando sua cor de incolor para amarelo. As bactérias E.coli possuem a enzima (-glucuronidade que metaboliza o MUG, caso esteja presente no Colilert, originando fluorescência. Já que a maioria dos microrganismos não coliformes não conta com estas enzimas, eles não podem se reproduzir e interferir. O Colilert utiliza tecnologia de substrato definido (Defined Substrate Technoligy – DST) e detecta um único coliforme ou E coli viável por amostra.
2. PROCEDIMENTO
a) Identificar a amostra a ser analisada. b) Adicionar o reagente do flaconete ao frasco contendo 100 mL de amostra,feche-o e agite para total mistura. c) Despeje todo o conteúdo do frasco na cartela. d) Coloque a cartela na seladora para que esta seja lacrada. e) Transfira a cartela para a incubadora a 35oC, Durante 24 horas.
3. RESULTADOS
Para a interpretação dos resultados: - Cavidades Incolores: resultado negativo - Cavidades Amarelas: coliformes totais - Cavidades Amarelas/fluorescentes: E