Cabe A Protestant1

568 palavras 3 páginas
Cabeça Protestante

Cabeça Protestante segundo os estudos que fiz, é um termo usado na Teologia para definir o pensamento Cristão Reformado ou Protestantismo. Ele é definido baseado nos estudos dos pais da reforma John Wycliffe, Jan Huss, Jerônimo Savonarola , Ulrico Zuílnglio e os mais conhecidos Martinho Lutero e João Calvino.
Seus estudos são praticamente a base teológica da fé Cristã Reformada. Eles criam que a salvação da alma do homem só poderia ocorrer através da fé em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Mas essa salvação só poderia ser alcançada mediante um fator essencial, a Graça de Deus. Nenhuma obra por mais justa e santa que possa parecer poderá dar ao homem livre acesso a salvação e ao Reino dos céus, ocorrerá isso somente pela graça de Deus. Tudo isso era baseado em um versículo chave que se encontra em Efésios 2:8-9 - "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie". Com isso em mente John Wycliffe, Jan Huss e Martinho Lutero enfrentaram a igreja católica em suas épocas. (John Wycliffe Séc. XIV; Jan Huss Séc. XV; Martinho Lutero Séc. XVI)
Eles defendiam que somente as Escrituras Sagradas tinham autoridade como regra de Fé e pratica para nós. As tradições as bulas e escritos papais, não podem ser ou mesmo servirem de instrumento de fé e prática para o rebanho de Cristo, somente as Escrituras Sagradas.

A igreja romana ensinava e exigia uma devoção ao clero e aos homens santos que poderiam interferir diante de Deus para perdão de pecados e obtenção de bênçãos para os homens. Quando se estava na presença do papa e dos cardeais a reverência deveria ser tamanha, beirando as raias de adoração, onde se demonstraria uma total submissão a estes.
Fundamentado nas Escrituras Efésios 2: 1-10; João 4: 24; Salmos 90:2; Tiago 1:17 e tantos outros textos, os Reformadores concluem que somente a Deus devemos dar glória.

Eles também criam que somente a fé exclusiva em Cristo poderia nos

Relacionados