Cabanagem
Ano: 1835 e 1840
Participantes: Era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.
O que foi: A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará).
Motivações: Os cabanos queriam melhores condições de vida.
Pacificação: O final foi que os cabanos não conseguiram o que queriam.
Sabinada
Ano: 1837 e 1838
Participantes: militares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia
O que foi: A Sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838. Ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.
Motivação: Os revoltosos queriam mais autonomia política e defendiam a instituição do federalismo republicano, sistema que daria mais autonomia política e administrativa às províncias.
Pacificação: o Cosme chefe dos presos fugiu para o sertão e os balaianos se renderam com isso diminuiu o numero de balaianos e Cosme foi enforcado. Balaiada
Ano: 1838
Participantes: Raimundo Gomes e os balaianos.
O que foi: No ano de 1838 surgiu um movimento popular no Maranhão. Este era contrário ao poder e aos aristocratas rurais que, até então, dominavam aquela região.
Motivações: libertar o irmão de Raimundo que se encontrava preso em vila Manga, invadiu a prisão libertando não só seu irmão, mas também todos os outros que se encontravam presos.
Pacificação: Após a morte de Balaio, Cosme (ex-escravo e um dos principais chefes dos balaios) assumiu a liderança do movimento e partiu em fuga para o sertão. Daí em diante, a força dos balaios começou a diminuir, até que, em 1840, um grande número de balaios rendeu-se diante da concessão da anistia. Pouco tempo depois, todos os outros igualmente se renderam.