cabanagem
Os cabanos: Índios 2: Mestiços 2: Fazendeiros/comerciantes: Francisco Mal Cher, Eduardo Angelim,Irmãos Vinagre Tropas do governo: governante Lobo de Souza, alguns homens de exercito.
Roupas e cenário: Fazendeiros e comerciantes: chapéu, camisa xadrez, calça jeans, botina e armas. Mestiços/índios: calça, camiseta mais humilde, botina chapéu ou boné armas. Tropas do governo: calça jeans escura, camisa da fanfarra e armas.
Teatro 1° inicio da explicaçao do video em peça teatral: pequeno resumo do que aconteceu na revolta. Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Império do Brasil, na então província do Grão-Pará, estendendo-se de janeiro de 1835 a 1840, durante o período regencial brasileiro. Marcado por um cenário de pobreza extrema, fome e doenças, o conflito existiu muito devido à irrelevância política à qual a província foi relegada após a Independência do Brasil. Dado o seu saldo de mortos exorbitante e a chacina de povos promovida pela coroa, a Cabanagem é um dos maiores conflitos já ocorridos na história do país.
Cena 1: índios e mestiços em suas cabanas na margem de um rio trabalhando e tendo uma conversa sobre o governo que não o estavam agradando.(fazenda perto de um rio) Mestiço 1: esse governo é muito ruim, eles só sabem se beneficiar e nos estamos aqui passando fome e com nossa saúde em péssimas condições.
Indio1: è verdade deveríamos tomar alguma atitude pois ficar assim não podemos mais, vamos morrer a míngua. Mestiço 2: devemos procurar alguém para nos ajudar a reivindicar nossos direitos, vamos procurar alguns fazendeiros e comerciantes que também não andam contentes com esse novo gorveno eleito.
Cena 2: fazendeiros e comerciantes também conversam sobre o governo que os desagrada bastante: ( casa ou fazenda) Fazendeiro Malcher: Nós não podemos mais aceitar esse governo absurdo, isso é uma lastima. Esse governo esta totalmente fora das nossas expectativas de melhoria pra nós. Comerciante 1 irmão