Ca de Pele
MELANOMA: É uma neoplasia comum e mortal se não percebida nos estágios iniciais do seu curso. A maioria é na pele, mas podem haver também na mucosa oral e anogenital, esôfago, meninges e olho. Grande parte é curada por procedimentos cirúrgicos.
Aspectos clínicos: O reconhecimento precoce e a excisão completa são essenciais. O melanoma na pele é geralmente assintomático, embora possa haver prurido e dor. A maioria tem diâmetro maior que 10 mm ao diagnóstico. Sinais clínicos mais consistentes: alteração na cor (preto, marrom, vermelho, azul-escuro e cinza), tamanho ou forma da lesão pigmentada. As bordas são irregulares, e frequentemente com chanfraduras não lisas, esféricas e uniformes, como nos nevos melanocíticos.
ABC´s: Assimetria, bordas irregulares e cor viarada. Diâmetro maior que 6mm, reinício de prurido e dor, e alteração no aspecto.
Morfologia:
Crescimento radial: descreve a disseminação horizontal do melanoma na epiderme e na derme superficial. Durante o estágio inicial as células tumorais parecem perder a capacidade de se metastatizar. Os tumores em fase de crescimento são divididos em várias classes clínico-patológicas incluindo: lentigo-maligno (lesão indolente na face de homens mais velhos que pode permanecer na fase de crescimento radial por várias décadas), a disseminação superficial ( tipo mais comum de melanoma envolvendo a pele super exposta) e o melanoma lentiginoso acral/mucoso (não está relacionado à exposição solar). Após um período de tempo imprevisível o melanoma muda da fase radial para a fase de crescimento vertical. Crescimento vertical: onde as células tumorais invadem em direção as camadas dérmicas mais profundas como uma massa expansível. Começa com o aparecimento de um nódulo e está correlacionada ao surgimento de um clone de células com potencial metastático. A probabilidade de metástase se correlaciona com a profundidade da lesão (distância da camada de células granulosas da epiderme superficial