Business to Business escrito
Conceito
Business to Business (B2B) é um tipo de e-commerce utilizado para negociações, na maioria atacadista, feita entre duas empresas. Ele se da por meio de websites da internet, de intranets ou extranets corporativas. No caso as intranets são mais seguras pois passam por um firewall, limitando o acesso apenas a uma determinada rede. Já nas extranets coorporativas o acesso é entre as empresas que farão a negociação não importando a distância.
O B2B é composto por dois ambientes, o FRONT-END e o back end. O front end seria o: ambiente no qual os clientes tem acesso. E o BACK-END é a parte administrativa do website. Muitas empresas decidiram aderir a essa ferramenta, pois facilita a forma como um negocio é feito, de forma que ele torna as decisões de negociações das empresas mais rápidas, mais simples e mais eficientes.
Os compradores conseguem ter acesso as informações precisas do produto de seu interesse em um só ponto, e em contrapartida os vendedores mantem um controle de seu estoque eletronicamente, o que diminui os gastos de tempo e dinheiro que seriam utilizados nessa tarefa.
Apesar de ser uma negociação entre duas empresas, muitos portais de conexão entre vendedores e compradores são feitos por meio de uma terceira empresa não diretamente ligada ao negocio em si, uma criadora de mercado.
Elas são denominadas “infomediárias”.
Estas empresas de websites infomediários precisam proporcionar uma segurança adequada dos recursos de tecnologias informáticas à empresa, uma questão muito importante. Devem existir medidas adequadas para proporcionar segurança às bases de dados, redes, aplicações, sistemas de pagamento e de sistemas de operação.
Um exemplo é a “Empreendemia”, uma rede social onde você pode criar sua vitrine de produtos e serviços e entrar em contato com possíveis clientes ou fornecedores, ela pode ser tanto um exemplo de B2C, como de B2B.
Aplicações
Trocas
O Business to Business abrange também o meio de trocas