Business plain e-commerce
Além da Internet, existe outra forte razão para o sucesso do sistema de compra coletiva: como toda boa idéia ele é simples e benéfico para todos que fazem parte do sistema: o comprador, o comerciante e o site de compra coletiva. Vejamos quais são os principais benefícios para cada um dos participantes .
Comprador. A possibilidade de adquirir os produtos que deseja com descontos que podem chegar a 80% do valor do bem adquirido.
Comerciante. Alcançar rapidamente um grande volume de clientes, muitos dos quais poderão retornar.
Site de compra coletiva. Ter um bom lucro, ficando com até 50% da receita obtida na venda do produto.
É claro que existem outros aspectos relacionados ao negócio e que podem alterar o quadro acima, mas o fato é que o sistema de compra coletiva é de maneira geral benéfico para os participantes, para o comércio eletrônico e físico e para a sociedade com um todo na medida em que faz a roda da economia girar de forma mais acelerada e lucrativa.
Viabilidade da compra coletiva para os novos players
O modelo de negócios utilizado pelos sites de compra coletiva é o de corretagem, uma vez que o site tem como objetivo aproximar o consumidor do anunciante, facilitar a transação e receber uma comissão por esse serviço. Eu tenho recebido muitas consultas sobre a perspectiva desse novo segmento de negócios e, devido às razões citadas acima, acredito que a compra coletiva veio para ficar, mas é importante ressaltar alguns fatos que tornam o risco para o investidor expressivo. Em primeiro lugar o mercado já está ocupado por grandes e médios players. Um exemplo é a empresa Groupon, uma das primeiras a investir neste novo segmento nos Estados Unidos em 2008, com valor de mercado de cerca de 1,2 Bilhão de dólares, e que já está competindo no Brasil com a marca Clube Urbano. Além disso, mais de cem empresas já estão estabelecidas e outros players, grandes e pequenos, continuam entrando. É fato que o