Identificação de lacunas no setor supermercadista
INTRODUÇÃO
Quando se ouve pela primeira vez a palavra “logística”, pensa-se logo em transporte de cargas (caminhão). Com vários estudos publicados no decorrer dos anos, foi comprovado que a logística já existia desde a pré-história. O transporte de alimentos e as formas de armezenamento destes produtos para o atendimento do maior número de pessoas, já era considerado logística. As forças armadas começaram a dar mais atenção a esta atividade, pois viram que tinham vantagem em relação aos seus inimigos. Hoje utilizada pelas organizações, se relaciona com vários setores, observa-se adiante.
HISTÓRIA DA LOGÍSTICA
A origem da palavra vem do grego “LOGISTIKOS”, do qual o latim “LOGISTICUS” é derivado, ambos significando cálculo e reciocínio no sentido matemático.
O desenvolvimento da logística está intimamente ligada ao progresso das atividades militares e das necessidades resultantes das guerras.
O exército persa foi o primeiro a utilizar uma marinha em grande escala. Na expedição de Xerxes de encontros aos gregos, em 481 a.C., foram utilizados mais de 3.000 navios de transporte para sustentar o exército.
Uma das grandes lendas na Logística, que inspirou outros grandes líderes como Júlio César e Napoleão e que até hoje inspira as grandes empresas, foi Alexandre o Grande, da Macedônia. Seu império alcançou diversos países, incluindo a Grécia, Pérsia e Índia. Nascido em 356 a.C., aos 16 anos já era general do exército macedônico e aos 20 anos, com a morte de seu pai, assumiu o trono. Seu império durou apenas 13 anos, até a sua morte em 323 a.C, aos 33 anos. Seu sucesso não foi um acidente. Ele foi capaz de superar os exércitos inimigos e expandir seu reinado graças a fatores como:
Inclusão da logística em seu planejamento estratégico
Detalhado conhecimento dos exércitos inimigos, dos terrenos de batalha e dos períodos de fortes intempéries.
Inovadora incorporação de novas tecnologias de armamentos
Desenvolvimento de alianças
Manutenção de