Business modeling with uml
A modelagem de negócios é um conjunto de atividades no qual a meta é ajudar a visualizar e entender os processos do negócio atuam como uma planta que irá guiar você na construção do sistema. Efetivamente, o modelo torna-se uma descrição operacional do negócio que pode identificar valores/custos de (tradeoffs), prioridades e riscos.
Existem três razões básicas do porque você precisa modelar um negócio:
1) Para reengenharia de negócios: isso envolve análises e repensamentos sobre como o negócio opera e como ele interage com o mundo a fora. 2) Para melhorar os processos do negócio: A meta aqui é modelar como o negócio funciona, e/ou para ressaltar sua competitividade. 3) Para automatizar um processo de negócio: A meta aqui é reduzir os recursos necessários associados com um processo pela inibição do que acontecerá sem a intervenção humana.
Porém, quem realiza a modelagem de negócios? Se a meta é reengenharia de negócios, então a modelagem é quase sempre levada pelos analistas dos processos de negócios que irão desenvolver novas arquiteturas de negócios. Se a meta é melhorar os processos, então os modeladores podem ser designers de negócios que precisam descrever os processos.
O modelo de negócios baseado na UML é conceitualmente simples e poderoso e consistem em dois elementos chaves: 1) Um caso de uso do modelo de negócios no qual descreve as ações de uma performance de um processo de negócio (em particular) em ordem a distribuição de valores para os clientes do negócio. 2) Um modelo de objetos de negócios no qual descreve como os processos irão alcançar as ações descritas no modelo do caso de uso do negócio. Outro conceito chave inclui o profissional do negócio (business worker) e as entidades do negócio (business entity).
Em geral, um caso de uso de negócios descreve o que o negócio faz, um modelo de objetos de negócios decrescem como eles fazem isso.