Business intelligence
BUSINESS INTELLIGENCE
RESUMO
A grande competitividade no mercado empresarial exige que as organizações tomem decisões rápidas e eficientes pautadas em um grande volume de dados gerados por diversas fontes, tais como: atividades operacionais, clientes e ambiente econômico. Dispor da informação correta no menor tempo possível é o grande diferencial para as empresas que querem se manter na dianteira no mundo dos negócios. É o que lhes permite decidir com agilidade, corrigir rumos, adequar-se às oscilações do mercado e antecipar-se às necessidades dos clientes. Neste Cenário a Business Intelligence surge como uma valiosa ferramenta de apoio aos gestores na tomada de decisões. Ela consiste em uma vasta categoria de tecnologias de programas utilizados para extrair, armazenar, analisar e transformar uma massa de dados em informação gerencial. Apesar de possuir um custo de implementação elevado, um sistema de Business Intelligence pode trazer grandes benefícios para as organizações, e por isso muitos empresários vem apostando na utilização desta ferramenta estratégica, como uma grande aliada para alcançar o sucesso em seus negócios.
Palavras-chave: Negócios; Inteligência; Gerência.
1 INTRODUÇÃO A Expressão “Business Intelligence” surgiu no final da década de 80, ela foi criada por Howard Dresner, analista do Gartner Group. Na época, Dresser estava em busca de um termo que definisse, da melhor forma, as ferramentas que possibilitavam o acesso às informações quantitativas e análises das mesmas por uma grande variedade de usuários.
Segundo Horward Dresner, hoje o conceito de BI tornou-se um pouco diferente do que se pretendia inicialmente, pois sempre se falava de como entregar informações para os usuários sem que fosse necessário ser um especialista em pesquisa operacional. No princípio, algumas companhias tentaram tornar o termo mais abrangente, incluindo conteúdo não-estruturado. Mas está claro que informações estruturadas