Buscando a verdade
1) Explique o que é dogmatismo. R: Dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde muito crianças. É a nossa crença que o mundo existe e é exatamente como o percebemos. Somos seres práticos e nos relacionamos com a realidade.
2) Explique o que é a atitude dogmática. Por que ela é conservadora? R: são atitudes normais que aceitamos sem nenhum problema, porque tomamos o mundo como já dado, já feito, já pensado. Mesmo quando descobrimos coisas novas já diferentes do que havíamos suposto isso não abala nossa confiança na realidade. É conservadora por que se coloca como critério de verdade
3) Quando se rompe a atitude dogmática? R: A atitude dogmática se rompe quando somos capazes de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos pareciam familiares. Que seja toda atitude fora dopadrão, dos critérios da sociedade é considerável atitude de estranhamento, e só vai ser considerado normal quando a sociedade começar aceitar.
4) Dê um exemplo (tirando de sua vida pessoal, da literatura ou cinema) de estranhamento diante de alguma coisa ou algum fato que pareciam simples e naturais.
R: Exemplo: uma professora fuma cigarro na sala de aula é uma atitude de estranhamento diante de um fato que pode ser simples se encarado com naturalidade.
5) Que dúvidas e perplexidades a linguagem provoca em nós?
R: As dúvidas pode ser nosso sentimento, e que a gente vai pensar, e se realmente aquilo é verdade.
6) O que é a verdade como alétheia?
E a verdade no sentido factual e concreto da palavra, é a verdade evidente pela contemplação, é a realidade tornada como verdade totalmente visível e constatável. Estabelece-se em dicotomia de oposição de valor ao