Busca Tabu
(dos resultados anteriores adquiridos pelo método) para se guiarem e realizar suas buscas pelo espaço de pesquisa em vizinhanças dentro do espaço de pesquisa, o que evita paradas prematuras em ótimos locais.
O que é a Busca Tabu
A busca Tabu é um método heurístico muito utilizado por conta da sua versatilidade e poder, e sua versatilidade provavelmente vêm do fato de se aproximar de problemas de aproximação de engenharia, que estudamos em calculo numérico e vemos sua aplicação em outras matérias durante o curso de Engenharia de Produção.
A origem do nome busca Tabu, vem do Togan, um idioma da Polinésia, onde é utilizada para indicar objetos que não podem ser tocados por serem sagrados, do dicionário é “Uma proibição imposta por costumes sociais como uma medida de proteção”. O que veremos que se encaixa perfeitamente a esta meta heurística por ela não retornar a uma solução já encontrada.
Começou a ser estudada no inicio dos anos 70 mas foi desenvolvida até a forma que é utilizada hoje em 1986 por Glover, e por ser um método novo, sempre que é utilizada encontramos formas mais eficientes nas suas aplicações. E o que a diferencia mais dos outros métodos heurístico é o fato de ter uma implementação muito maleável, podendo ser adaptada para melhor atender a um objetivo, achando sempre um resultado ótimo ou próximo do ótimo, sem ter um custo extrapolante e com um retorno rápido. A busca Tabu, é um procedimento adaptativo auxiliar, onde guia um algoritmo de busca local, na procuram de