busca na fabrica
Esse artigo baseado em um trabalho de conclusão de curso, destaca a importância na área de administração de produção da gestão de estoques. Trata-se de estudo de caso realizado em uma empresa de pequeno porte da área têxtil. O objetivo foi a implantação de um sistema de gestão de estoques que possibilitasse fornecer informações confiáveis para os vendedores e administradores da produção. Para suprir essa necessidade, foi adotado um sistema de controle de estoques com foco principal no parâmetro de estoque mínimo. Como resultados, pôde-se destacar o melhor atendimento aos clientes, além de rapidez e segurança na tomada de decisões.
Palavras-Chave: Gestão de Estoques. Controle de Estoques. Indústria Têxtil.
1. INTRODUÇÃO
As empresas no momento competititvo atual estão sempre procurando melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, além de focar na redução de custos. Tais ações têm como objetivo atingir um diferencial competitivo que garanta critérios ganhadores de pedidos.
Para atingir esse patamar, se faz necessário uma melhora dos processos administrativos com a revisão de alguns conceitos.
A área têxtil passou por muitas transformações com a abertura do comércio mundial, comprometem seus recursos de giro. A empresa precisa estabelecer certos padrões que sirvam de guias aos controladores, para que eles tenham parâmetros de compra e venda.
Ainda para o autor alguns princípios básicos para o controle de estoques são:
• Determinar “o que”, “quando” e “quanto” será necessário para o estoque;
• Identificar e retirar do estoque os itens fora de uso e danificados;
• Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; • Controlar os estoques em termoscomprometem seus recursos de giro. A empresa precisa estabelecer certos padrões que sirvam de guias aos controladores, para que eles tenham parâmetros de compra e venda.
Ainda para o autor alguns princípios básicos para o controle de