Busca de informações
Controle de vendas – Adotar um controle de vendas possibilita que o empresário possa prever receitas e, conseqüentemente, programar as compras da empresa. Com um controle bem estruturado, fica mais fácil acompanhar o comportamento mensal das vendas, as variações sazonais e o tempo médio concedido para pagamentos realizados a prazo.
Controle de compras – Esse tipo de controle permite que o empresário distribua melhor suas compras para os meses seguintes com base nas previsões de vendas e nos compromissos assumidos. Também permite determinar o prazo médio das compras.
Controle de despesas – O principal objetivo desse controle é ter um acompanhamento da evolução dos gastos mensais de cada item de despesa. Dessa forma, o empresário pode adotar medidas para conter gastos que estejam crescendo sem justificativa. Além disso, o controle de despesas é indispensável à elaboração do cálculo dos custos e do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria. A dica do Sebrae é extrair os valores gastos com pessoal, encargos sociais e retiradas pró-labore da folha de pagamento. Vale atentar também para o pagamento de horas extras e qualquer outro tipo de despesa com pessoal que não entre em folha. Tudo deve ser registrado nesse controle.
Controle de estoque – Para controlar o estoque, a empresa pode utilizar uma planilha com uma ficha de controle para cada item, onde serão anotadas as entradas e saídas de mercadoria ou material.
Controle de estoque físico e financeiro – O controle físico e financeiro de estoque tem como objetivo básico informar a quantidade disponível