Burnout Um Fen Meno Que Atualmente Acomete Trabalhadores E Atletas De Maneira Relativamente Comum
719 palavras
3 páginas
Burnout um fenômeno que atualmente acomete trabalhadores e atletas de maneira relativamente comum, principalmente em uma faixa de pessoas que estão em ascensão profissional e precisam melhorar seu desempenho continuadamente, pois estão frequentemente sendo avaliadas"Estudo realizado na Inglaterra diz que promoção no trabalho causa estresse. A pesquisa foi conduzida por economistas e psicólogos da universidade de Warwick. Foram ouvidas cerca de mil pessoas promovidas entre 1991 e 2005.
Rotina e estresse
O estresse causado pela rotina do treinamento esportivo ou do trabalho é um fenômeno natural. A regulação do estresse se dá naturalmente pelo equilíbrio entre a habilidade psicofísica da pessoa realizar tarefas e o nível de exigência das mesmas.
Em outras palavras, quando minhas habilidades emocionais e cognitivas, como por exemplo: controle dos níveis de excitação nervosa, capacidade de concentração, automotivação, resistência física, força e demais aptidões estão compatíveis com os níveis de exigências (tarefas) do treinamento ou do trabalho da pessoa, o estresse, tanto físico como psíquico, pode ser bem administrado e não há maiores problemas paras as pessoas.
Quando esse equilíbrio entre habilidade e tarefas é rompido ou inexiste, é preciso diminuir o grau de exigência da tarefa ou aumentar as habilidades da pessoa. No entanto, nem sempre é tão simples assim. A partir do momento em que uma pessoa já atingiu certo nível de habilidades psicofísicas e tem uma rotina prevista pelo programa de treinamento ou de trabalho, resta à pessoa somente a possibilidade de aumentar sua resistência a esse estresse diário. Dificilmente cargas de trabalho (exigências de tarefas) são ajustadas ao potencial da pessoa. O que é lamentável, pois, aumentar habilidades e/ou diminuir cargas de trabalho deveria fazer parte harmoniosamente da rotina das pessoas.
Como resultado do processo de se exigir cada vez mais da pessoa, temos um estresse exagerado que gera uma adaptação negativa