Burj Al Arab
Curiosidades do único hotel 7 estrelas do mundo: Burj Al Arab.
Vou fazer esse post com o que descobri lendo guias e assistindo programas na tv fechada sobre o hotel.
* Possui o elevador panorâmico mais rápido do mundo.
* Uma empresa da Califórnia foi a responsável pelo projeto de todas as fontes do hotel.
* O jato da fonte central do primeiro andar é o mais alto do mundo dentro de um prédio.
* A fonte externa, logo na entrada do Burj, é tida como a única do mundo que tem água e fogo ao mesmo tempo.
* Com um restaurante/bar flutuando no céu do Golfo (a 200 metro do nível do mar), se tem excelentes vistas de Dubai. Ele se sustenta como uma asa de um boieng 777.
* A famosa frente branca que vemos do prédio é nada mais, nada menos do que tecido. O "muro de tela" cobre 9.000 metros quadrados e por seu tamanho, a estrutura ganhou o posto de maior do mundo. O tecido mistura vários "produtos" entre eles: fibra de vidro e o teflon para impedir que o intenso calor de Dubai exija demais do desempenho do ar condicionado.
* A construção da ilha onde está o Burj levou cerca de um ano.
* Tal ilha está localizada em mar aberto - não é uma enseada ou baia - e para isso medidas extremas foram tomadas para que esse terreno artificial suportasse o peso do prédio e que sua duração seja a maior possível. Para isso, pedras enormes tiveram sua posição milimetricamente calculada lá no fundo do mar. Aqueles "cubos" brancos - os que parecem até com um pneu - são a fortaleza da ilha por absorverem o impacto das ondas.
Os blocos brancos ao redor da ilha: fortaleza do Burj Al Arab.
* O total de tempo gasto para o Burj ficar do jeito que conhecemos atualmente foi de 5 anos. Isso se deve as inúmeras dificuldades que surgiram no meio do projeto e que eram consideradas imprevissíveis pelos responsáveis.
* Cerca de 250 trabalhadores em conjunto com mais de 3 mil empresas foram os responsáveis por transformar um sonho