Burj Al Arab Pal cio dos Sonhos e Duplica o do Canal do Panam
2719 palavras
11 páginas
Alexandra Ferreira Fogaça LessaDiego Uesllei de Souza
Jair Neves Zingra
Atividade Prática Supervisionada
Burj Al Arab (Palácio dos Sonhos) e Duplicação do Canal do Panamá
Unesc – Cacoal
2015
Burj Al Arab – Pálacio do Sonhos
O Burj Al Arab fica situado a 270 metros da costa, no litoral de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), localizada no golfo pérsico. Possui uma estrutura de 321 metros de altura, pesando ¼ de milhão de toneladas é considerado o hotel mais alto sobre a face da Terra. Especula-se que tenha sido gasto mais de 1 bilhão de dólares. Classificado como o único 7 estrelas do mundo, possivelmente o mais luxuoso. Dubai é um local, com sua posição geográfica, localizada no golfo pérsico. Porém possui três trunfos importantes e inexplorados: sol, areia e mar. O visionário por trás desta incrível construção é o Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, tem por objetivo transformar seu país em um dos destinos turísticos, mais procurado e luxuoso do mundo. A construção do hotel foi uma resposta a um problema econômico, que Dubai teria futuramente, pois a estimativa é de que o petróleo possa se esgotar por completo até 2016.
A equipe de arquitetos é composta por jovens da Grã-Bretanha, corajosos o suficiente para assumir tal projeto, pois nenhum dos integrantes havia construído nada além de 15 andares. O chefe da esquipe se chamava Tom Wright e foi quem teve a ideia de construir um hotel em formato de vela de um barco, transformando a ideia em algo icônico, irreconhecível, com apenas poucos traços.
Em 1995 se inicia a primeira etapa do projeto. A construção da ilha, os arquitetos insistiram que a ilha teria que ser baixa, para dar a impressão de que o hotel surgisse das águas como um gigantesco iate. Porém o engenheiro teve que pensar na segurança da ilha, tendo como riscos as ondas do mar danificar o hotel ou até mesmo arrastar hospedes para dentro do mar. A parceria entre o arquiteto e o engenheiro Maike Nicolas, foi construir uma