Burguesia
Como era a vida burguesa:
Muitas famílias burguesas, que geralmente eram as proprietárias de grandes indústrias ou instituições bancárias, moravam em amplas casas rodeadas por bosques e jardins, longe do centro das cidades. Na Europa essas pessoas eram as principais consumidoras dos novos produtos industrializados de luxo. As casas burguesas da Inglaterra, no século XIX, já contavam com iluminação a gás. Luxos como cortinas e tapetes, máquinas fotográficas, os gramofones, as máquinas de escrever e as porcelanas inglesas, utensílios domésticos, os automóveis etc. Além disso, começaram a serem instalados em suas casas os serviços de esgoto, água encanada e eletricidade.
Mas, os benefícios do progresso não eram para todos. As cidades do século XIX, como Londres ou Paris, cresceram sem planejamento. Operários e burgueses já não dividiam a mesma vizinhança; os trabalhadores moravam junto às fábricas enquanto os patrões moravam nos subúrbios mais distantes e arborizados (assim surgirem os bairros com nomes de jardins).
Por não precisarem trabalhar para sobreviver, os filhos e as mulheres dos grandes capitalistas tinham bastante tempo para o lazer. Eles praticavam esportes e frequentavam teatros e óperas. As mulheres de mais idade promoviam reuniões particulares em casa, para as quais convidavam somente pessoas das elites. Os mais jovens, por sua vez, participavam de saraus e bailes.
Nas tardes de domingo, as famílias gostavam de passear no campo e praticar esportes. Essas ocasiões eram importantes para que os jovens das famílias ricas se conhecessem, pois geralmente os casamentos eram feitos entre os membros das famílias que tinham a mesma condição social.