bulk moulding compound (BMC)
O Bulk Molding Compound (BMC) é um polímero reforçado com fibra de vidro e cargas minerais. Composto basicamente por quatro matérias-primas: resina termofixa, fibra de vidro, cargas minerais e aditivos, que possibilitam diversas variações tornando o BMC um compósito reforçado muito versátil, que atende às mais variadas exigências dos produtos acabados.
O BMC possui características interessantes a um custo atrativo, como excelentes propriedades mecânicas e estabilidade térmica dimensional. Essas propriedades são superiores, pois após seu processamento, o BMC apresenta uma superestrutura com a formação de ligações cruzadas (cross-link) entre as cadeias poliméricas. E é por essa razão que há um melhor desempenho se comparado a outros polímeros.
O processo de transformação do BMC pode ser tanto por injeção (alta produtividade) ou por compressão. Suas principais características são: excelente acabamento superficial em todas as faces, moldabilidade, alta rigidez dielétrica, alta resistência mecânica e química.
O BMC é muito aceito em indústrias de T&D (transmissão e distribuição de energia) como material isolante elétrico. As áreas que mais utilizam BMC em seus produtos são os setores de transporte, construção civil, e bens de consumo, sendo a indústria automobilística a sua maior consumidora.
2. Matérias-primas e estrutura
2.1. Termofixas
O poliéster insaturado puro possui propriedades limitadas, principalmente em relação às solicitações mecânicas, portanto para que haja uma melhoria dessas propriedades, o poliéster é utilizado na forma de compósito.
Compósitos poliméricos são formados por duas fases principais: componente matricial, que é a fase polimérica, e o componente estrutural, que é a fase formada por um reforço, como a fibra de vidro por exemplo.
A resina de poliéster insaturado é obtida pela reação entre um ácido insaturado, um ácido saturado e um biálcool, resultando num produto termofixo. A variação nos tipos e quantidades desses