bulbo
Bulbo raquidiano, bolbo raquidiano, medulla oblongata, medula oblonga, ou simplesmente bulbo é a porção inferior do tronco encefálico, juntamente com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. A forma do bulbo lembra um cone cortado, no qual a substância branca é externa e a cinzenta interna. É um órgão condutor de impulsos nervosos.
Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito (mais específico da áreapostrema). Por isso uma pancada nessa área ou a sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posteriormente, pode causar morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.
Funções
Controla funções autônomas e retransmite sinais entre o cérebro e a medula espinhal.
O bulbo é responsável por controlar diversas funções autonômicas para o corpo: respiração (via grupo respiratório dorsal e grupo respiratório ventral) pressão sanguíneafrequência cardíacaato reflexovômitoEstrutura[
O bolbo raquidiano apresenta uma porção fechada, mais caudal, que contém o canal central continuo com o da medula espinhal e, uma porção aberta, que é rostral, na qual o canal central se expande como quarto ventrículo.
Limites:
Inferiormente, pelo plano horizontal que intersecta as radículas mais proximais do primeiro par de nervos raquidianos;
Superiormente, pelo sulco bulboprotuberancial;
Anteriormente, pela porção basilar do osso occipital e pela apófise odontoide do áxis;
Posteriormente, pelo cerebelo.
Apresenta cerca de 3 cm de comprimento, 2 cm de largura na sua porção mais larga e 1,3 cm de espessura.
Principais modificações do bolbo em relação à medula espinhal:
Abertura do canal central com surgimento do quarto ventrículo – o bolbo raquidiano apresenta uma porção aberta e outra