Bulbo e ponte
O tronco encefálico situa-se entre a medula e o diencéfalo, e ventralmente ao cerebelo. Divide-se em: bulbo, mesencéfalo, e ponte. O tronco encefálico é constituído de corpos de neurônios que se agrupam em núcleos e fibras nervosas. Por sua vez, estes núcleos e fibras constituem 10 dos 12 nervos cranianos: bulbo olfatório, nervo ótico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo trigêmeo, nervo abducente, nervo facial, nervo vestibulococlear, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo accessório, nervo hipoglosso.
O bulbo tem forma de cone e está localizado entre o limite superior da medula, acima do forame magno do osso occipital, e o limite inferior da ponte.
A ponte situa-se ventralmente ao cerebelo, entre o bulbo e o mesencéfalo.
Segue abaixo a descrição das estruturas encontradas no bulbo e ponte em vista ventral e dorsal, e em cortes transversal e sagital:
1- Bulbo
a. Vista Ventral
Numa vista ventral do bulbo, observam-se as pirâmides bulbares, as olivas, a decussação das pirâmides, e a fissura mediada anterior.
b. Vista Dorsal
Numa vista dorsal do bulbo, observa-se o sulco mediano posterior e a cavidade bulbar do ventrículo.
c. Corte transversal (mais baixo)
No corte transversal mais baixo do bulbo, podemos observar o sulco mediano posterior, o canal central do epêndima, as pirâmides bulbares, os núcleos grácil e cuneiforme e as fibras arqueadas.
d. Corte transversal (mais alto)
No corte transversal mais alto do bulbo, observa-se o IV ventrículo, as pirâmides bulbares, o lemnisco medial, o núcleo olivar inferior, os núcleos vestibulares e demais núcleos.
e. Corte sagital
No corte sagital, observa-se a presença do IV ventrículo que tem início na parede do bulbo e se prolonga até a ponte.
2- Ponte
a. Vista Ventral
Na vista ventral da ponte podemos observar a base da ponte.
b. Vista Dorsal
Na vista dorsal da ponte podemos observar o tegmento da ponte e a parede anterior do IV ventrículo.
c. Corte transversal
No