Bula
HIV 1/2 - SUBTIPO-O
Enzimaimunoensaio
FINALIDADE
O Kit HIV 1/2/O ELISA tem como finalidade a detecção qualitativa de Anticorpos Totais (IgG, IgM e
IgA) contra o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) Tipo 1 (P24, GP41), Tipo 2 (GP36) e/ou
Subtipo-O, em soro e plasma humano. Este teste destina-se a triagem e como auxiliar no diagnóstico de possível infecção pelo HIV.
PRINCÍPIO DE AÇÃO
O Kit HIV 1/2/O ELISA é um teste imunoenzimático qualitativo de terceira geração baseado no princípio de “sanduíche”. A microplaca é revestida com antígenos recombinantes do HIV. Durante o teste, as amostras são adicionadas à microplaca e esta é então incubada. Se as amostras contiverem anticorpos contra HIV-1, HIV-2 e/ou Subtipo O, estes se ligarão aos antígenos da placa, formando complexos antígeno-anticorpo. Caso não haja anticorpos na amostra, os complexos não se formarão. Após o término da incubação, a microplaca deverá ser lavada para retirar o material não ligado. Adiciona-se então o conjugado e é feita uma nova incubação. O conjugado irá se ligar aos complexos antígeno-anticorpo presentes. Depois da segunda incubação, a microplaca deverá ser lavada novamente para retirar o material não ligado. Os substratos A e B são adicionados e a microplaca é incubada produzindo uma coloração azul que indicará a presença de anticorpos na amostra. Após a terceira incubação adiciona-se a solução de ácido sulfúrico (solução de bloqueio) que mudará a cor de azul para amarela. A intensidade de cor corresponde à quantidade de anticorpos contra HIV presentes na amostra.
SIGNIFICADO CLÍNICO
O HIV é o agente etiológico da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). As principais vias de transmissão incluem exposição a sangue e hemoderivados, incluindo compartilhamento de agulhas e seringas, contato sexual e transmissão materno-fetal.
O vírus é envolto por um envelope lipídico derivado da membrana da célula hospedeira e neste envelope encontram-se várias