Building em redes sociais
Por Natália Casado em 22 de setembro de 2010
A utilização profissional de mídias sociais tem ganhado importante espaço no mercado, pois a tendência atual é de associá-las a campanhas publicitárias, estratégia que ficou conhecida como SMM (Social Media Marketing). Pesquisa feita pelo IBOPE mostra que 87% dos internautas brasileiros utilizam redes sociais para assuntos pessoais e profissionais.
Empresas utilizam redes sociais para monitoramento de marca e tendências, e campanhas virais – visando o aumento de popularidade, tráfego e também links. Nessa série de posts mostraremos diferentes tipos de redes sociais e dicas de como usá-las em estratégias de link building.
Prisma de Redes Sociais: "A arte de ouvir, aprender e compartilhar"
Como integrar redes sociais à link building?
Redes sociais são poderosas para disseminar links e gerar rápido compartilhamento de conteúdo. Isso caso o conteúdo seja interessante e seja divulgado da maneira correta. Para ajudar a tarefa de divulgação, segue uma lista com diferentes tipos de redes sociais, sua definição, uso para link building e sites populares:
1) Social Micro-blogging:
Forma de publicação rápida de conteúdo (geralmente com menos de 200 caracteres), normalmente com intuito pessoal de compartilhamento de links, fotos, citações, diálogos e vídeo, para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário.
Link Building em Micro-blogging: crie um perfil (pessoal ou marca), encontre usuários interessados em seu nicho e compartilhe links da marca e assuntos relacionados. O ideal é tornar o perfil forte, interagindo com os usuários.
Sugestões de Micro-bloggings: Twitter, Limão, Identi.ca
2) Social Network:
Pessoas ou organizações que fazem parte de uma estrutura social online, que estão conectadas por vários tipos de relações e compartilham interesses.
Link Building em Social Network: o ideal é criar um perfil da marca ou para a pessoa responsável pela