Certifica O Edif Cio Verde
As estratégias de construção de novos hospitais e clínicas abrangem cinco áreas principais: planejamento do local, consumo de energia, água, materiais e qualidade do ambiente interno. Cada projeto deve garantir a sustentabilidade destes fatores e a sua interação. Na definição do local da construção, devem ser considerados os meios de transporte necessários ao seu acesso por parte dos usuários, buscando diminuir a utilização de transportes individuais e a consequente emissão de gás carbônico.
Os projetos destes edifícios consideram, desde o início, a proteção do ambiente em torno dos mesmos. Devem garantir a proteção ambiental, não produzir poluição luminosa, acústica, térmica ou atmosférica no seu entorno. Reduzem o consumo da água, através de sistemas de restrição racional do seu uso, como em descargas de peças sanitárias, reduzem o volume de esgoto, com aproveitamento integral das águas pluviais e reutilização das águas servidas. A criação de jardins nas coberturas dos edifícios permite reduzir o calor no seu interior, diminuir o volume de águas pluviais levadas ao sistema de esgotos, sendo estas filtradas, armazenadas e utilizadas para irrigação de plantas, limpeza de pisos, resfriamento de sistemas de ar condicionado e reserva para combate a incêndios.
A implantação dos edifícios é feita de modo a controlar a incidência dos raios solares, reduzir o aquecimento no seu interior e a utilização do sistema de climatização. Este é controlado de acordo com a presença ou não de pessoas, assim como a iluminação ambiental. A qualidade do ar é garantida por sistemas de controle dos níveis de gás carbônico e da frequência e intensidade de trocas dos gases de acordo com os níveis de ocupação dos ambientes. Luminárias e lâmpadas são projetadas de modo a reduzir o consumo de energia elétrica e a produção de calor. O calor gerado pelo sistema de climatização é aproveitado para o aquecimento da água utilizada, levando a ganho energético. Janelas e