budismo
• ESCOLA ESTADUAL PROFº DULCE CÉSAR TAVARES
• PROFESSOR: DIEGO SERENA
• INTEGRANTES DO GRUPO:
ANDRÉ LUÍZ
N° 02
LAILA SALES
N° 24
SABRYNA
N° 36
Quem foi Buda?
Siddhartha Gautama, o Buda histórico, viveu no norte da Índia por volta dos séculos VI-V a.C.
Depois de renunciar à sua riqueza para buscar o fim do sofrimento, ele meditou durante muitos anos e finalmente atingiu a iluminação ou despertar. A partir de então, ele passou a ser conhecido como o Buda — o Desperto, o
Iluminado — e se dedicou ao ensinamento do caminho que conduz ao despertar. No fim de sua vida, o Buda entrou em parinirvana, a liberação final, a paz suprema.
Filosofia budista:
Mais do que uma religião, os ensinamentos de Buda é uma filosofia de vida que nos ajuda a perceber a impermanência de tudo o que existe e a lidar melhor com as transformações, doenças e perdas.
A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana.
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir: não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar
Ser adorado:
O Budismo é religião e também filosofia de vida, e tem como sustentação as mensagens legadas por Siddhartha
Gautama, embora alguns encarem como religião o buda não é considerado um Deus.
O conceito budista de “deus” e diferente do conceito ocidental de um ser supremo, todo poderoso , criador de todas as coisas. Os deuses não são onipotentes,onipresentes ou oniscientes.
Portanto, no