budismo
Alunas: Ingrid Rodrigues Cirino Mariana Selim Beatriz Bezerra
Disciplina: Historia Turma: 1° A Petróleo e Gás
Introdução
Todos nós queremos chegar até o fim da vida com um certo grau de sucesso, com algum sentimento de que acertamos. E se alguns pensam que conhecem um jeito da vida ser satisfatória e até mesmo significativa, vale a pena, pelo menos, checar esse "jeito" para averiguar. E quanto às religiões do mundo? Existe algo nelas que poderia trazer às nossas vidas maior estabilidade e valor? A seguir, teremos a oportunidade de investigarmos os principais sistemas de fé do mundo... Hinduísmo, Budismo, incluindo uma breve descrição de cada um deles, suas características distintas e o que uma pessoa pode obter de cada. A autora, então, apresenta para que você considere, onde os ensinos de Jesus se diferem das demais religiões mundiais.
I. Budismo.
O Budismo trata-se de um conjunto de escolas e ensinos, que focam na figura do Buda. Buda é o título dado àquele que desperta para a natureza verdadeira dos fenômenos, sendo capaz de superar o sofrimento e atingir o Nirvana.
O Buda não pretendia converter pessoas, mas tinha a intenção de iluminá-las, levando paz, serenidade, alegria, liberdade e sabedoria.
O Budismo baseia-se no princípio de que o sofrimento vem a partir do desejo. Por isso possui oito princípios fundamentais:
Ter poucos desejos
Satisfação
Apreciar a quietude
Diligência
Plena atenção
Meditação
Sabedoria
Abster-se das conversas vãs.
II. – Ter poucos desejos:
Os que querem muitas coisas ganham muitas aflições. Os que não possuem desejos não sofrem e atingem o Nirvana.
III. Satisfação:
Uma pessoa satisfeita é feliz com o que tem. Exemplo: Uma pessoa que é feliz mesmo dormindo no chão, enquanto uma é infeliz morando em um palácio. A primeira é rica, mesmo pobre. Enquanto a segunda, é pobre ainda que seja rica.