MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS EM CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA - RELATÓRIO
787 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁENGENHARIA MECÂNICA
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL 1
CURITIBA
2012
MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS EM CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA
Relatório apresentado à disciplina de Eletrotécnica do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CURITIBA
2012
1. OBJETIVO
O relatório tem como objetivo, a partir da montagem de diversos circuitos elétricos, identificar os vários tipos de associações de resistores (paralelo, série e mista) e, tendo os dados obtidos na prática compará-los com os dados previamente calculados usando a teoria de resistores, confirmando a validade da teoria a respeito do tema.
2. INTRODUÇÃO/FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em um circuito elétrico é possível associar resistores de três formas, sendo elas série, paralelo e misto.
Quando um grupo de resistores é ligado de forma que haja somente um caminho para a corrente elétrica percorrer, como na figura 5.1, diz-se que esta é uma associação de resistores em série. Neste tipo de associação a corrente elétrica sobre cada resistor é a mesma e diferença de potencial sobre cada resistor é diretamente proporcional á sua resistência, sendo assim, a resistência equivalente é a soma das resistências de cada resistor.
A associação em paralelo é obtida de forma que a corrente que chega ao circuito se divida entre os resistores, de forma inversamente proporcional a resistência dos resistores, como é mostrado na figura 5.2. Neste caso a diferença de potencial em cada resistor será igual e a resistência equivalente é o inverso da soma das resistências de cada resistor.
A associação mista ocorre quando em um mesmo circuito tivermos resistores em série e em paralelo, como na figura 5.3. A resistência equivalente pode ser calculada usando-se o que já se sabe das outras associações, e para facilitar os cálculos pode-se reduzir ou