Budismo
A história do budismo desenvolve-se desde século VI a.C, começando com o nascimento de Siddharta Ghautama – Budha. Durante este período, esta religião evoluiu à medida que encontrou diferentes países e culturas, acrescentando ao fundo indiano inicial elementos culturais oriundos da cultura helénica, bem como da Ásia Central, do Sudeste asiático e Extremo Oriente. No processo o budismo alcançou uma expansão territorial considerável ao ponto de influenciar de uma forma ou de outra quase todo o continente asiático. A história do budismo caracteriza-se também pelo desenvolvimento de vários movimentos e cismas, entre os quais se encontram as tradições Theravada, Mahayana e Vajrayana.
O termo “Buda” significa “o iluminado”; aquele que se desperta a ele próprio e que proporciona o despertar dos outros. O Budismo também se assume como uma doutrina moral, considerando a bondade e a compaixão qualidades essenciais à Iluminação. A primeira qualidade leva à paz, a segunda combate a miséria.
Como é sabido, Buda pregava a igualdade de todas as castas ante a religião, pregava à transmigração, a caridade, a renúncia a todas as paixões, oaniquilamento de todos os desejos para se poder chegar a tranquilidade absoluta – o nirvana.
2 – REFERENCIAIS TEORICOS
2.1 – Sidharta Gautama – O fundador do budismo
O fundador do budismo foi o filho de um rajá, Sidarta Gautama (560-480 a.C.), que viveu no Nordeste da Índia, nasceu em Lumbini, aos pés do Himalaia, em uma região que hoje pertence ao Nepal e é patrimônio mundial da Unesco. Sobre sua vida existem várias historias.
O príncipe Sidarta cresceu no seio da fortuna e do luxo. O rajá ouvira uma profecia de que seu filho ou se tornaria um poderoso governante ou tomaria o caminho oposto e abandonaria o mundo por completo. Esta última opção aconteceria se lhe fosse permitido testemunhai as carências e o sofrimento do mundo. Para evitar que isso ocorresse, o rajá