BSC e Seeis Siigmas
818 palavras
4 páginas
Seis Sigmas:A ferramenta Seis Sigmas consiste num conjunto de métodos estratégicos de negócios, realizado pelas empresas para eliminar defeitos, falhas e erros e assim garantir o aumento da competitividade e lucratividade através da melhoria da qualidade e da produtividade.
Essa ferramenta de redução de defeitos teve seu surgimento com a empresa Motorola na década de 80, sob as ideias de M. Juran e W. Edwards, onde buscavam como seus objetivos reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados e com isso aprimorar a confiabilidade do produto final.
O Seis Sigmas se aplica a processos técnicos, como por exemplo, a fabricação, produção de produtos e a processos não técnicos, como por exemplo, processos de serviços, administrativos, entre outros.
Existem dois métodos utilizados pelos Seis Sigmas:
O DMAMC, também conhecido como DMAIC (Definir, Medir, Analisar e Controlar), é utilizado para descrever qual caminho a ser seguido, isto é, centraliza na melhoria de projetos/negócios já existentes, para a redução de defeitos o DMADV (Definir, Medir, Analisar, Detalhes do Design e Verificação), que consiste num método eficaz em criar novos produtos ou até um novo desenho de processos.
Cada sigla equivalem a uma meta a ser cumprida, para assim obter o resultado desejado.
No método DMAIC, coniste as 5 metas a seguir:
Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.
Medir (Measure) para definir as medições base no processo atual para comparação futura. Mapear e medir o processo em questão e coletar os dados necessários do processo.
Analisar (Analyze) para verificar o relacionamento e causalidade dos fatores. Qual é o relacionamento? Há outros fatores que não foram considerados?
Melhorar (Improve) e otimizar o processo em base à análise usando técnicas como desenho de experimentos.
Controlar (Control) o processo com testes piloto, realizar a transição