BSC Digitro
Diante de tantas mudanças que ocorrem no mercado atual, é necessário utilizar métodos rápidos e eficazes para alcançar os objetivos e os resultados estabelecidos pela organização. Os profissionais de hoje têm como desafio potencializar o processo de gestão estratégica. O Balanced Scorecard (BSC) é um reflexo quantitativo da estratégia da empresa, apresentado através das quatro perspectivas da ferramenta, foi desenvolvido como resultado das necessidades de captar toda a complexidade do desempenho nas organizações, e tem sido ampla e crescentemente utilizado por elas (Epstein e Manzoni, 1998).
As estratégias devem ser executadas em todos os níveis da organização. O BSC é uma das ferramentas eficazes de gerenciamento que fornece aos gestores a oportunidade de conectar os resultados do desempenho com os processos que os ocasionaram. Essa ligação possibilita a tomada de decisões, tanto no ambiente interno quanto no externo em que a organização está inserida.
O objetivo deste trabalho é analisar a importância da utilização do BSC e suas perspectivas como instrumento de estratégia empresarial e como apoio à tomada de decisão, a partir dos resultados de pesquisas. Para isso foi analisada a empresa Dígitro que está no mercado há mais de 30 anos e possui em seu portfólio produtos e serviços para diversas empresas em segmentos corporativos com operadoras de telefonia.
2. BALANCED SCORECARD
Segundo Kaplan e Norton (2004, p 8) Balanced Scorecard (BSC) é um conjunto de indicadores que proporciona aos gerentes uma visão rápida de toda a empresa. Nele estão incluídos indicadores financeiros que mostram o resultado das ações do passado, e os complementa com indicadores operacionais, relacionados com a satisfação dos clientes, com os processos internos e com a capacidade da organização de aprender e melhorar – atividades que impulsionam o desempenho financeiro futuro.
As principais vantagens desta ferramenta são: tornar a